Frias reflexões alvinegras
O Botafogo - e talvez até muitos outros clubes brasileiros - não tem mais um time.
Quem tem time é a Traffic, em consórcio com a Ability, em parceria com empresários avulsos. O Botafogo tem história, tem camisa, tem torcida e tudo isso junto se transformou em vitrine.
O que está em jogo, doravante, não é mais o título em disputa, mas sim a valorização das comoddities que - casualmente - envergam o manto do Glorioso.
Considerando a “lei de mercado”, o “teto orçamentário”, “a folha paga em dia” etc. etc., nesta temporada o Botafogo conseguiu montar um elenco com…
… aqueles que estavam em baixa no exterior (Reinaldo(Japão), Victor Simões(Coréia), Renato(Israel), Jean Coral(Portugal))
… aqueles que já estavam em baixa no Botafogo (Alessandro, Émerson, Lucas Silva)
… aqueles que estavam em baixa em clubes nacionais (Juninho, Léo Silva, Wellington, Diego, Fahel, Émerson)
… aqueles que vieram de baixo, leia-se Série B ( Batista e Jean Carioca)
… aqueles que são as fichas de aposta para não fechar o cassino ( Wellington Jr., Gabriel, Laio, Rodrigo Dantas, Alex, Jougle).
… aqueles que sobraram do desmanche ao final de 2008, talvez até pela lei da oferta e da procura ( Leandro Guerreiro, Renan, Thiaguinho, Castillo)
… aqueles que vêm como incógnitas (Michael e Tony)
… aquele que nem saiu do estaleiro (Teco).
… aquele que já se foi( Maicosuel)…
E, para “gerenciar” esse elenco, aquele que acreditava em 27 pontos nos primeiros 30 a serem disputados (Ney Franco), mas que na largada já perdeu 4 dos primeiros 6 pontos em jogo.
Se alguém alcançar destaque durante o campeonato, o exterior é o destino. Só os medíocres continuam, na falta de melhores ofertas dos - e para os - investidores.
De nada adianta a ilusão dos apaixonados e tampouco a “matemágica” do treinador.
O outdoor botafoguense vai brigar por uma vaga na Copa Sulamericana. Se subir mais um improvável degrau, fará a festa dos especuladores da bola. E uma alegria efêmera para uma torcida calejada. Ultimamente, o orgulho do torcedor só sobrevive até a próxima janela de transferência.
Nenhum Comentário »
RSS feed para comentários sobre este post. TrackBack URL


